Criminologia
Cabernet no Vesuvio
O 'espaço
beat' em San Francisco - se é que é possível falar em 'espaço
beat', pois se trata não mais do que um quarteirão onde se encontram a livraria e dois ou três bares que cultivam a memória
beatnik - fica localizado nos arredores do cruzamento das Avenidas
Columbus e
Broadway.
Trata-se literalmente de um espaço de fronteira, de um vácuo entre bairros com identidades culturais bem definidas. Do centro da cidade pela
Kearny St. em direção à
City Lights, se caminha entre
Chinatown,
à esquerda na área montanhosa de
Nob Hill, e o
Financial District, à direita na parte plana da cidade. A
Broadway marca exatamente o final de
Chinatown. Na pequena travessa
Jack Kerouac com a
Broadway estão localizadas de um lado a
City Lights e do outro o
Vesuvio. Acima a
Columbus indica o ingresso em
Little Italy - se a característica do Bairro Chinês será a presença do vermelho escuro e dos letreiros em mandarin em praticamente todos os estabelecimentos, no Bairro Italiano será muito comun encontrar restaurantes típicos e bandeiras do país nas esquinas.
Do outro lado da
Broadway, de forma muito visível, disputando espaço com o
The Beat Museum, estão instaladas inúmeras casas comerciais de exploração pornográfica: casas de shows, lojas de artefatos e, especialmente, o
Larry Flynt's Hustler Club.
Neste intervalo da cidade, no meio desta fauna, está o espaço de evocação da cultura
beatnik.
?
Numa das noites desta semana saímos de casa cedo para jantar em
Little Italy, perto da
City Lights - que fica aberta todos os dias até meia-noite -, e depois tomar um vinho no
Vesuvio.
Quando se altera radicalmente os hábitos alimentares, a cozinha italiana acaba sendo uma espécie de tábua de salvação, pois não há muita margem de erro. Peixe para mim, que tento manter uma espécie de dieta; pasta para
Mari, que não tem problemas com a balança;
Chianti para o casal.
Na travessa
Kerouac alguns jovens tocam blues em troca de algum dinheiro.
City Lights com inúmeras pessoas circulando - parece ter acontecido algum sarau literário.
Na entrada do
Vesuvio o porteiro lê um livro que não consigo identificar.
Pede a identidade da
Mari - brinco com a situação; ela não gosta. Sentamos na ponta de uma grande mesa, ao lado do bar. No lado oposto da mesa um grupo de jovens que cantam e declamam - se divertem muito (é muito divertida sua euforia).
Pedimos nosso
Cabernet e apreciamos o lugar.
O público é distinto daquele que comumente encontramos nos bares da cidade. Em realidade os frequentadores do bar, exceto alguns grupos de jovens como os nossos amigos ao lado, são pessoas mais velhas. Acima dos quarenta anos, imagino.
Ficamos sentados, apreciando o ambiente, tomando vinho e conversando nostalgicamente sobre tudo - sobretudo sobre a energia do lugar. A vontade é congelar a cena e permanecer indefinidamente.
Na foto abaixo: ao fundo a parede lateral da
City Lights; no plano intermediário a imagem pouco nítida de um dos músicos de
blues fumando; e em primeiro plano frequentadores no interior do
Vesuvio, em frente da nossa mesa.
[Foto de Mari Weigert, no interior do Vesuvio]
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